top of page
Buscar

Como o trabalho voluntário pode melhorar o seu currículo?


Você já pensou em fazer trabalho voluntário? O mundo é repleto de problemas. Sociais, econômicos, naturais. São tantas coisas erradas ao nosso redor que é quase impossível não querer fazer alguma coisa para, pelo menos, ajudar a torná-lo um lugar melhor. Mas e se eu dissesse que, além de ajudar pessoas, você ainda poderia melhorar o seu currículo e se tornar um profissional mais desejável no mercado de trabalho?


O trabalho voluntário, como o nome já diz, não é remunerado. Mas isso não quer dizer que não haja vários benefícios nele. Um estudo da Winsconsin University diz que aqueles que foram voluntários na infância, também o são quando adultos, além de levar uma vida mais organizada do que aqueles que não o foram. Esse mesmo estudo também diz que pessoas que passam por alguma experiência de voluntariado são mais felizes, estáveis e apresentam um alto nível de autoestima.


Mas o que nos interessa neste artigo são os benefícios profissionais que o voluntariado pode te trazer. Afinal, a faculdade come grande parte do seu tempo. Talvez você até já tenha um emprego que te permita pagar as contas. O mundo é um lugar ruim, sim, mas por que sacrificar preciosas horas de descanso?


Por não ser remunerado, você pode encaixar seu trabalho voluntário em sua rotina como bem entender. E você vai querer encaixar o máximo possível, já que ele te permite desenvolver habilidades, competências e conhecimentos, sejam elas em sua área profissional ou não, te tornando um profissional mais interessante e versátil, proativo e consciente do mundo ao seu redor.


O trabalho voluntário também é um excelente lugar para o networking, já que te permite conhecer novas pessoas com uma sensibilidade parecida a sua. Tanto sua vida profissional quanto a sua vida social será afetada positivamente.


Além do mais, o trabalho voluntário pode ajudar na sua saúde mental e, consequentemente, na sua eficiência como profissional. Voluntários costumam sofrer menos com depressão, estresse, insônia e ansiedade, já que se sentem parte de algo bom, útil para a sua comunidade.


Como parte de sua comunicação institucional e do próprio desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários, muitas empresas começaram a desenvolver campanhas de voluntariado corporativo, no qual seus funcionários participam de programas sociais de ONGs. Portanto, aqueles com experiência prévia em ações sociais serão candidatos mais interessantes para tais empresas.


O aluno Cleiton Oliveira, da Faccamp, é um dos inúmeros casos de estudantes do ensino superior que dedicam uma pequena parte de seu dia-a-dia a ajudar os demais. Ele faz parte da ONG Sonhar Acordado, em Jundiaí-SP, a qual possui diversas ações sociais que incluem o auxílio no desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional de jovens e crianças carentes. Uma ONG de alcance internacional, independente de organizações religiosas ou afiliações políticas, aberta a qualquer jovem disposto a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento de uma nova sociedade.


A Sonhar Acordado é apenas um de vários exemplos na sua região. Agora que você já sabe os benefícios do trabalho voluntário, que tal começar a ajudar a tornar este um mundo melhor?

51 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page