Uma boa dica para os alunos da FACCAMP aproveitarem o final de semana sem perder o foco na Faculdade.
Selecionamos algumas dicas de filmes que abordam o mundo da comunicação. Alguns mostram o dia a dia de quem trabalha ou estuda nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, outros propõem uma reflexão sobre a ética nessas profissões.
Jornalismo:
1. A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)
Walter Mitty (Ben Stiller) é o gerente de uma loja de produtos fotográficos. Quando um negativo que iria na capa da última edição da revista Life desaparece, ele é obrigado a entrar em uma aventura para recuperá-lo.
2. Depois Daquele Beijo (Blow-Up)
Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda perseguido por jovens mulheres que sonham em se tornar grandes modelos. Um dia, ao tirar uma foto de um casal aleatório, ele descobre algo surpreendente.
3. O Abutre (Nightcrawler)
O que acontece quando alguém sem o menor preparo assume o comando das câmeras? Para entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) registra crimes chocantes e vende a história para veículos interessados.
4. Spotlight – Segredos Revelados
O filme é baseado em uma história real, onde jornalistas do Boston Globe, nos Estados Unidos, investigam uma série de abusos sexuais contra crianças cometidos por membros da Igreja Católica. O que acabam descobrindo é que líderes religiosos acobertaram os casos, ao invés de punir os padres responsáveis.
5. Todos os Homens do Presidente (All The President’s Men)
Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate. O resultado foi a queda do presidente Richard Nixon.
Publicidade e Propaganda:
1. A Conquista da Honra (Flags Of Our Fathers)
O filme conta a história de como três soldados americanos foram usados como instrumento de propaganda na Batalha de Iwo Jima, pelo governo dos Estados Unidos, a fim de arrecadar dinheiro para a guerra.
2. Amor por Contrato (The Joneses) Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. A situação provoca a inveja dos vizinhos, porém eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da empresa LifeImage. O plano foi criado para uma nova estratégia de marketing da empresa, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo para dar vida aos seus produtos.
3. Marcado (Branded)
O filme retrata um mundo em que as ações da sociedade são ditadas pela publicidade. Misha era um publicitário bem sucedido até acontecer uma tragédia durante uma de suas criações profissionais, o que o leva a se exilar por um período de dez anos. Após esse tempo, ele retorna e nota que o mundo está radicalmente alterado e passa a ter visões de viaturas que conseguem influenciar o pensamento das pessoas.
4. Do Que as Mulheres Gostam (What Women Want)
Após sobreviver a um grave acidente, o publicitário de Chicago Nick Marshall (Mel Gibson) passa a ouvir misteriosamente a mente das mulheres, e usa isso para seu proveito e da empresa em que trabalha.
5. O Lobo de Wall Street (The Wolf Of Wall Street)
Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um corretor da bolsa de valores, e funda uma empresa que vem a se tornar um verdadeiro império. Ele enriquece de forma rápida, porém ilegal: através de uma “falsa propaganda”, induz os clientes a investirem em ações de pouco valor.