Todas as áreas possuem a sua “sopa de letrinhas”, ou seja: termos, jargões da área, principais expressões.
É de suma importância estar por dentro da “língua jornalística”, até mesmo no momento de uma entrevista, onde o empregador pode propositalmente citar termos específicos para ver se você está atento a área.
Nós da Agência LACRE preparamos um compilado com os 7 principais jargões baseados nas aulas, informações presentes no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, nos sites Casa dos Focas e Coisas do Jornalista. Confira!
Deadline: Último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída.
Follow-up: Lembrete ou reforço de pauta, por telefone ou contato pessoal.
Furo: Matéria jornalística exclusiva de grande repercussão.
Lead ou Lide: Abertura de matéria tradicional, que segue a fórmula da pirâmide invertida. Precisa responder às seguintes perguntas: Quem, quando, onde, como, porque e o que.
Linha-fina: O mesmo que subtítulo. Frase que aparece abaixo do título, em corpo menor, complementando-o.
Mailing: Listagem de nomes e endereços.
Pauta: É uma proposta de reportagem entregue ao repórter para ser executada. A pauta normalmente indica a pessoa que deve ser entrevistada, local, horário e até mesmo o tamanho da reportagem que deve ser produzida. A pauta também deve indicar os temas principais que devem ser abordados no texto. Nos jornais, a pauta é feita através de reuniões de pauta, onde editor, redator-chefe e repórter sugerem pautas para que matérias sejam produzidas.