Você é ou será um futuro jornalista? Então você precisa assistir a esses filmes!

O jornalismo passou a se destacar nas telas de Hollywood em 1941 com Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles. Durante o século passado também tiveram outros destaques clássicos, como A Montanha dos Sete Abutres (1951), Rede de Intrigas (1976) e Todos os Homens do Presidente (1976).


Mas não é agora, nos anos 2000, que filmes com tema jornalístico deixaram de estrelar nos cinemas. Confira abaixo a lista com o Top 10 de melhores filmes jornalísticos nos últimos 16 anos.



1-) O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2003) e Tudo por um Furo (2013):


Passado na década de 70, O Âncora tem como protagonistas Ron Burgundy (Will Ferrell) e Veronica (Christina Applegate). Ele é um dos mais famosos âncoras dos telejornais de San Diego. Ela trabalha ao seu lado, porém só fica com matérias relacionadas à cozinha e à temas femininos. Cansada, quer lutar por mais espaço. Assim, iniciam uma verdadeira guerra por detrás das câmeras do telejornal para decidir quem será o principal âncora.


Já Tudo Por Um Furo, a continuação do O Âncora, traz consigo uma divertida crítica ao jornalismo sensacionalista. Os dois filmes são besteiróis, porém imperdíveis.

StartFragmentEndFragmentStartFragmentEndFragment

2-) O Abutre (2014)


Jake Gyllenhaal, intérprete de Lou Bloom, descobre o mundo do jornalismo sensacionalista através do desespero por um emprego formal. O homem acaba por ultrapassar muitos dos limites éticos de imprensa para conseguir gravar desastres durante a noite que possam virar notícia e lhe dar dinheiro. Esse filme foi indicado ao Oscar como Melhor Roteiro Original

3-) Intrigas do Estado (2009)

Stephen Collins (Ben Affleck) é uma grande promessa da política dos EUA, no entanto, sua secretária é brutalmente assassinada. A situação fica ainda pior, pois a moça era sua amante. Assim, entram em ação al McAffrey (Russel Crowe) e sua assistente, a novata Della Frye (Rachel McAdams), chamados para investigar e apurar os fatos sobre o assassinato da secretária. Logo descobrem que há muito mais coisas por trás de tudo.

4-) Boa Noite e Boa Sorte (2005)


Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que ao se sentir oprimido com o movimento de Caça as Bruxas promovido pelo senador Joseph McCarthy nos anos 50, passa a mostrar os dois lados da questão, revelando táticas e mentiras do senador. McCarthy, então, pede seu direito de resposta oferecido pelo jornal, o que causa grandes consequências à TV nos Estados Unidos.

5-) Frost / Nixon (2008)

Richard Nixon (Frank Langella) aceita dar uma entrevista após o silêncio de 3 anos da sua renúncia à presidência dos Estados Unidos. Nixon tentou, por sua vez, esclarecer fatos sobre o período, achando que seria simples e fácil dar a volta no entrevistador. No entanto, o que ocorreu foi uma batalha vista por 45 milhões de pessoas ao decorrer de 4 noites, tonando-se a entrevista mais assistida da história da televisão. O filme foi indicado a 5 estatuetas do Oscar contando com o de Melhor Filme.

6-) Mil Vezes Boa Noite (2013)


Rebecca (Juliette Binoche) é fotojornalista de guerra e diante de sua rotina dura e arriscada recebe um ultimato de seu marido e filha: eles não suportam mais vê-la passar por todas as emoções e dificuldades da profissão, exigindo a ela mudanças. Mas Rebeca acaba por ficar dividida entre a paixão de exercer sua profissão e o amor por sua família. A trama traz consigo uma mensagem sobre ética com muita sensibilidade e uma fotografia muito rica.

7-) Ao Vivo de Bagdá (2002)

O filme se passa no início dos anos 90 e mostra a realidade da Guerra do Golfo pela grande rede de televisão CNN. Foi dado ao Iraque o prazo até 15 de janeiro de 1991 para desocupar o Kuwait, o que não aconteceu, sendo Bagdá, então, o maior alvo possível dos Estados Unidos. Todas as redes de TV foram deixando o local, restando apenas a CNN, pronta para transmitir 24 horas. O produtor veterano da emissora, Robert Wiener (Michael Keaton), e sua parceira de produções, Ingrid Formanek (Helena Bonham Carter), estavam prontos para se arriscar e fazer história de suas vidas.

8-) A Caçada (2007)

Filme baseado em uma historia real, mostra os caminhos percorridos pelo correspondente (Richard Gere) e seu cinegrafista e companheiro (Terrence Howard) para, através de pistas, encontrar o criminoso de guerra numero 1 da Bósnia, valendo a recompensa de US$ 5 milhões. Porém, parece que não deu muito certo, pois o criminoso extremamente perigoso acaba por ir atrás deles.

9-) Repórteres de Guerra (2010)

“Clube do Bang Bang”: assim nomeado o grupo de 4 jovens fotojornalistas. É uma história real sobre esses jovens que acompanham os últimos dias do Apartheid e a primeira eleição democrática que aconteceu na África do Sul. Em tons dramáticos, o filme mostra a violência, miséria e desigualdade. Um dos 4 jovens protagonistas, Kevin Carter, é destacado por tirar a famosa foto da menina subnutrida sendo cercada por um abutre. É uma impressionante lição de vida e um choque de realidade para quem busca ou vive a profissão.

10-) Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Este é um grande vencedor do Oscar 2016 de Melhor Filme e Melhor Roteiro, não poderia faltar no nosso Top 10 de maneira alguma. O drama, baseado numa história real, mostra um grupo de jornalistas em Boston que têm em mãos diversos documentos que podem provar o abuso de crianças causado por padres católicos. A equipe de repórteres mergulha com profundidade no caso, o que trouxe um filme que deve ser assistido por jornalistas e pelo mundo todo.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

O Site do curso de Comunicação Social da UniFaccamp.

Aqui você encontra os últimos trabalhos realizados pelos alunos e noticias sobre a área de comunicação.

Contato

(11) 4812-9400

Rua: Guatemala, 167

Jardim América

CEP 13231-230

Campo Limpo Paulista - São Paulo

Prédio 2

 

estudiofaccamp@gmail.com

Logotipo UNIFACCAMP-01.png

© 2017 Criado por Comuniquetres.