top of page
Buscar

Entenda a diferença entre Marketing e Publicidade e Propaganda, e qual sua relação.

Para entender ambos é necessário saber sobre cada uma delas na sua intensidade, e saber em que se relacionam.

CONCEITO DE MARKETING:


"Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro."

Philip Kotler Marketing Management



Seguindo com a ideia de Kotler o marketing elabora estratégias criando caminhos que faça cada vez mais os consumidores optarem pela sua marca apesar de ter um número grande de concorrentes, O mesmo se preocupa com a ideia de deixar claro que apesar de todas as marcas ela é a melhor e você como cliente necessita dela.


E não apenas em momentos isolados, mas sempre!


O marketing tem pilares do sucesso, o famoso 4 P’s:


O Produto (ou serviço) pensa no que já é oferecido no mercado e o que minha organização trará como diferencial, como ela será mais atraente que a concorrência. Que deve incluir um Público em especifico, que, são as pessoas que tem interesse no que sua organização tem a oferecer. A Praça que por sua finalidade engloba formas de distribuição, no caso, vias mais fáceis para seu público adquirir o serviço ou produto. E finalmente decidir o Preço competitivo e acessível ao seu público estabelecido.


Sendo assim essa analise consiste em agregar valor à sua empresa sendo parte da sua estratégia e mercado, que ocorre antes de fazer uma propaganda persuasiva. Ele define quem é sua empresa, seu cliente, produto ou serviço, e somente a partir desse conjunto podemos definir uma propaganda que transmita com exatidão a mensagem do marketing.

E o que seria a propaganda?


A propaganda entra no momento de utilização dos canais de comunicação, tanto físicos como virtuais, que são diversos, para difundir publicamente a mensagem da forma mais cativante possível, buscando convencer o público que eu quero atingir, chegar até mim de forma positiva, dando espaço para a minha marca se tornar parte de sua vida. Por isso ela é tão importante, pois cada item que a compõe são essenciais a minha marca, sendo assim a porta para aumentar o número de consumidores e eliminando concorrentes.


E a Publicidade?


Publicidade tem o seu foco estritamente comercial, mas a publicidade e propaganda são como sinônimos. Ambos, incluindo o marketing, tem por finalidade fazer com que sua empresa cresça, apareça e seja lembrada. Apesar das crises econômicas, políticas e das concorrências que te atacam ferozmente. Portanto não deixe de investir para vender mais e melhor, obtendo lucros maiores e aumentando o valor ao seu cliente.

Propaganda e Publicidade é complemento e parte do marketing.


O cliente precisa conhecer e identificar sua marca, assim ele pode dar conta da sua presença e optar pelo seu produto/serviço, estabelecendo uma relação de confiança para efetuar a compra. O marketing e a propaganda precisam dominar o foco do cliente, esforçando para fortalecer as funcionalidades do que se é oferecido.


Podem existir inúmeras marcas, mas você precisa ter certeza de que que o consumidor escolherá a sua, que deve ser a melhor para ele, fazendo com que o mesmo traga mais cliente ao seu estabelecimento pelo fato de elogiar o seu produto aos amigos que ainda não conheceram.


A Propaganda nunca terá certeza de que sairá conforme as estratégias de marketing, pois o que funciona para uma organização pode não funcionar a outras, o que deu certo hoje, pode não dar certo amanhã. O segredo é experimentar e arriscar até encontrar a melhor forma de divulgação, de alcance aos maiores números de pessoas, tendo a consciência que para ser líder é necessário ultrapassar barreiras para ter um bom posicionamento de mercado, sempre inovando em publicidade e propaganda.


Desbrave sempre elabore hipóteses e possibilidades, utilize sempre diferentes formas de comunicação e revise sua estratégia a partir dos resultados positivos e negativos. Acompanhe as tendências e esteja sempre ligado. Por que se você não faz outro faz!


123 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page