Convencer pessoas não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando você quer convencer as pessoas a comprarem algo. Na vida de um publicitário é comum encontrar desafios desse tipo. Esses profissionais tem que ter o dom de persuasão.
Como eles fazem isso?
Existe uma técnica chamada de storytelling. É a arte de contar historias de uma maneira relevante com o intuito de cativar e encantar a audiência.
Uma história interessante é a soma de alguns fatores muito bem alinhados: palavras e vocabulário adequado, um enredo inteligente e provocativo, personagens que representem anseios, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão, além de elementos e suporte visual.
Ela tem o poder de transformar um produto que não tem muita credibilidade e aparece pouco na mídia em um produto que todo mundo vê, basta saber contar “estórias”.
Uma das grandes personalidades de todos os tempo fazia o uso dessa ferramenta, estamos falando Steve Jobs, o co-fundador da Apple. Ele fazia uso das histórias e lendas para construir uma cultura corporativa que trazia a visão e as “suas” ambições. Para definir uma visão grandiosa muito além do âmbito de qualquer indivíduo, Steve Jobs usava a ferramenta Storytelling, mesmo que pudesse ser de forma intuitiva.