top of page
Buscar

O QUE ESPERAR NESSA NOVA ETAPA?


A faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP) passou por algumas transformações nos últimos meses, tudo em prol de melhorar o ensino para seus alunos. Essas mudanças foram necessárias para a instituição passar de Faculdade para Universidade.


Uma notícia muito boa para os alunos, pois em seu diploma constará que ele é formado em uma universidade, gerando mais impacto positivo. Porém o que muda? Qual é a diferença de uma para outra?


As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo. Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu normalmente menores do que os mestrados e doutorados.


Já as Universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC. Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.


E você aluno da FACCAMP gostou da mudança?


Tudo isso foi para melhorar o seu futuro. Boa sorte nessa nova fase!

55 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page