Decidimos realizar um estudo para ver o interesse dos alunos em relação à leitura, para avaliar efetuamos uma pesquisa com 3 questões bem objetivas que foram respondidas por 34 alunos de comunicação social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio/TV e Internet). Mas quais perguntas? “Você gosta de ler? Você costuma ler as indicações feitas pelos seus professores? Quais os motivos pelo qual você deixa de ler?”.
Entre os 34 alunos, 87% gostam de ler, apenas 16% leem todas as indicações sugeridas pelos professores e 62% às vezes conseguem ler.
Como bons curiosos que somos, perguntamos o “por quê?”:
44% disseram que a falta de tempo é o que mais dificulta a leitura, seguido por 20% que têm falta de acesso às obras indicadas e dos outros 36% restantes, 18% dos alunos tem falta de interesse e 18% escolheram a opção “outros”.
Concluímos que a grande maioria gosta de ler, porém devido à falta de tempo não conseguem dispor um período em sua rotina para a leitura.
Transformar a leitura em uma obrigação pode distanciar e prejudicar a vontade e o hábito de ler, portanto, a leitura tem que ser algo prazeroso! E para isso, separamos algumas dicas para criar um gosto pela leitura e torná-la um hábito:
Procure ler livros com diferentes histórias e temáticas, e não apenas literaturas,.
Crie um grupo nas redes sociais para discutir sobre suas leituras.
Determine horários e reserve dias em sua agenda para a leitura.
Procure um espaço apropriado para a sua leitura.
Livre-se das distrações e coloque o seu celular no silencioso.
Outro caminho são os leitores eletrônicos, como o Kindle, o Kobo ou o Lev.
Ou opte pelos e-books que são mais baratos e carregue uma biblioteca virtual.
Sugestão de Livro:
“O Livro Que Faz Amar Os Livros – Mesmo Que Você Não Goste de Ler!” e é um livro hiper engraçado, de Françoize Boucher, que traz cinquenta razões para se devorar o máximo de livros durante a vida toda, sem engordar.
Você pode encontrar o livro na Livraria Saraiva, Livraria Cultura e na Amazon! É só clicar nos links e se divertir! Ou se ficou curioso e quiser dar uma “espiadinha” no livro: