top of page
Buscar

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O JORNAL? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO

O jornal é um meio de comunicação de massas usado pelo homem há mais de 2 mil anos, porém, não se sabe ao certo a origem do primeiro jornal mas a invenção foi atribuída ao Imperador Romano Júlio César, que criou a chamada Acta Diurna no ano de 59 a.C., com o objetivo de divulgar os principais acontecimentos do Império Romano.


A Acta Diurna era publicada em grandes placas brancas de papel e madeira, como uma espécie de “outdoor”, e eram expostas nas principais praças das grandes cidades para que as pessoas pudessem ler de graça, mas as notícias eram retroativas e não eram imparciais.


Eram escritas pelos Correspondentes Imperiais, considerados os primeiros jornalistas do mundo, enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias.


A prensa de papel foi inventada durante a Idade Média no século XV pelo alemão Johannes Gutenberg, possibilitando que o trabalho manual pudesse ser feito por máquinas e a publicação de livros e jornais fosse muito mais ampla, rápida e barata.


À medida que a tecnologia da prensa ia se dissipando, o jornalismo também passou a ser mais profissional, surgindo os primeiros cursos nas universidades europeias.


Apesar da televisão e do rádio serem os meios predominantes de comunicação atualmente e apenas 10% ler jornais digitais, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM) de 2015, o Jornal impresso continua com força no Brasil por ser o meio mais confiável.


De acordo com o professor Felipe Schadt da FACCAMP, o jornal impresso é fundamental e é o primeiro contato que se tem com o jornalismo. "Foi à primeira mídia de informação durante séculos, tudo o que conhecemos do jornalismo é baseado no jornal impresso. Ele é importante até hoje, mesmo com as mídias digitais".


E para complementar o assunto, não poderíamos esquecer-nos de falar sobre “O Jornaleiro”, o jornal que foi criado no dia 06 de agosto de 2012, tem como seu principal objetivo fazer com que os alunos tanto de jornalismo, quanto de outros cursos de comunicação social da Faccamp, tenham um espaço onde possam montar um portfólio com matérias que produziram na faculdade com o intuito de apresentarem em uma entrevista de emprego.

1.767 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page