top of page
Buscar

PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O QUE É?

Publicidade e Propaganda: o que é?


O profissional formado em publicidade e propaganda, utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Ela pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de publicidade e propaganda.



O profissional na área de Publicidade e Propaganda pode trabalhar em:


Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.

Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.

Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.

Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.

Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos.

Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.



Mercado de trabalho:



O mercado também se ampliou muito com a revolução da Internet, havendo diversas contratações na área de publicidade on line. Mas essa é uma área que ainda está se estruturando, construindo um estilo próprio, visto que é diferente, tanto em linguagem e recursos, quanto em público, dos meios de comunicação tradicionais. É uma área promissora visto que existem poucos profissionais especializados.


O curso de publicidade e propaganda:


O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, marketing, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão do curso.

Duração média: 4 anos.


Curiosidade sobre o mascote da publicidade:


A grande maioria dos cursos são representados por algum animal ou símbolo, sendo cada qual com seu próprio significado interpretando sua futura ou até mesmo atual profissão (caso você já trabalhe na área). Mas por que escolheram o galo como símbolo da publicidade e propaganda?

Anunciar antes dos demais concorrentes e estar em primeiro lugar é o que o publicitário faz de melhor. Com o galo não poderia ser diferente, pois ele é o primeiro anunciante da manhã avisando a todos que o dia está prestes a começar.

O galo é a representação perfeita do publicitário, sendo por décadas ele o maior propagandista do reino animal.

106 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page