top of page
Buscar

ESTÚDIO DE DESIGN, WEB DESIGNERS E SUAS FUNÇÕES

O Nômade Studio Criativo foca em criar materiais para à web/gráfica, já em uma agência publicitária ela fica responsável pela criação e elaboração e na execução de propagandas nos diversos meios de comunicação.


A formação desse profissional requer uma sintaxe visual bi-dimensional, teoria da cor, gestalt, matemática, tipografia e composição, enquanto a do publicitário tem mais foco em redação, estudo do comportamento do público consumidor, administração da comunicação, pesquisa de mercado, etc. Já a formação do gráfico é baseada em técnica de impressão, manuseio de papéis e acabamentos. Por este motivo, o Designer é mais indicado para desenvolver identidade visual (logotipo, logomarca, manual de identidade, papelaria), peças gráficas (folders, flyers, folhetos, envelopes, cartões de visita, convites, pastas e apresentações), comunicação visual (banners, placas e sinalização) e web design (web sites, hot sites, banners de internet e e-mails marketing).


O designer só é procurado especificamente para trabalhos que necessitariam na verdade de uma agência de publicidade assim como que procurem trabalhos que necessitariam de um estúdio de design. Em criação de sites é usado o web designer responsável por elaborar e gerenciar o conteúdo para o mesmo Os softwares mais utilizados pelos web designers são o Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator para geração de imagens; Adobe Dreamweaver para trabalho com CSS e linguagens de marcação, as demandas desse profissional podem migrar para linguagens de programadores como as linguagens de marcação como XHTML, HTML, XML, por exemplo, ou algumas formas de script como ASP, PHP e Javascript. Ter algum conhecimento nessas linguagens é importante caso o trabalho demandar modificações em web template (modelo de página da web). Saber trabalhar com bancos de dados MySQL e PostgreSQL também é relevante, uma vez que se usará PHP e ASP. Porém, nem sempre um web designer precisa ter conhecimento de todas essas linguagens de programação.




A criação de uma interface geralmente depende mais de programas como o Photoshop, do Fireworks e do Dreamweaver, de um projeto bem feito e de muita criatividade. O web designer precisa estar atualizado, já que os programas que ele usualmente utiliza estão em constante aperfeiçoamento. Além do mais, esse profissional precisa estudar a teoria das cores, entender de layouts, saber sobre fotografia, marketing e história da arte. Quanto mais conhecimento e vivência o web designer tiver, mais ele terá condições de fazer uma interface que alcance o público-alvo, cativando-o ao oferecer um site bonito, em que se navega facilmente por ele.

66 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page