top of page
Buscar

TELEVISÃO - MAIS DO QUE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E SOM... MÍDIA!


A Televisão foi um dos principais meios de comunicação criado no século XX, devido a amplitude de seu consumo que atingi a todas as classes sociais e por ser um meio eficiente de divulgação de informações. Apesar de atualmente estar presente em quase todas as casas, em sua origem foi um artigo de luxo, destinado às classes mais ricas.

A criação da televisão começou com as pesquisas realizadas por John L. Baird em 1920, que montou o primeiro protótipo de televisão.


Em 1923, o russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio e a partir dele, desenvolveu os primeiros tubos de televisão, chamados Orticon, produzido em escala industrial em 1945.


E, para ficar mais dinâmica essa história, acompanhe o vídeo e descubra os fatos relevantes desse assunto:


Hoje, a variedade de aparelhos, emissoras e a qualidade do sinal foram aperfeiçoadas com os estudos científicos, proporcionado sinais de alta qualidade e a nitidez de imagens, que percorrem o mundo através de uma vasta rede de satélites posicionados em volta da Terra.


TV analógica X TV digital


A primeira diferença é a resolução, enquanto a TV Analógica trabalha em média com 480 linhas horizontais, a Digital trabalha com 1080; isso significa que cada imagem transmitida terá muito mais pontos compondo-a e você terá uma qualidade semelhante à que possui no monitor de seu computador. No áudio a diferença também é grande, enquanto a TV analógica trabalhava com um canal (mono) ou dois canais (estéreo) de áudio, já a TV digital suporta até seis canais, o Dolby Digital. Outra diferença reside no formato da imagem. O formato, no sistema digital é o Widescreen, com a proporção 16:9, semelhante às telas de cinema, diferente do padrão analógico, que funciona na proporção 4:3. Não é necessário ter uma televisão na sua casa para ver transmissões digitais, a TV digital pode ser assistida em celulares e computadores.


Para nos falar mais sobre o assunto, entrevistamos um aluno de Rádio, TV e Internet, Diego Rocha França F. do 6° Semestre, para nos falar sobre sua opinião a respeito desse meio de comunicação de massas: “Esse é um diferencial muito grande para o profissional da área que vê um produto que ele produziu [...] sendo transmitido para milhões de pessoas”, também completou: “eu sempre quero acompanhar um jornal quando chego da faculdade, eu vou ao canal e assisto, coisa que eu prefiro ver na televisão e que eu não vou conseguir em outro veículo de comunicação” e concluiu: “posso escolher o que eu quero assistir”.


Além disso, questionamos a respeito do C3 TV (uma plataforma que, com base nos processos jornalísticos e técnicas audiovisuais, onde os alunos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet e em parceria com O Jornaleiro desenvolvem programas com estrutura de TV), para saber qual era seu ponto de vista em relação ao projeto: “Eu gosto muito, porque é uma oportunidade que os alunos têm de estarem, cada vez mais, colocando em prática o que eles aprendem nas EDPs e na sala de aula, para desenvolverem um material de um produto que será transmitido na televisão. É uma oportunidade muito boa” e acrescentou: “É um produto do qual eu colaborei com alguma função e estará sendo transmitido na TV... algo muito gratificante!”. Também comentou que o projeto contribuiu para que ele fosse mais profissional e responsável.

201 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page