top of page
Buscar

VOCÊ CONHECE O INSTITUTO ARTÍSTICO DE INHOTIM?

A arte nasceu pela necessidade de se comunicar através de outras linguagens, e por isso, podemos afirmar que a primeira linguagem com a qual o homem se comunicou foi a Linguagem Artística.

O Instituto Cultural Inhotim, considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, está localizado no município mineiro de Brumadinho, no Vale do Paraopeba a 60 km de Belo Horizonte. Além de belezas naturais, o local possui diversas riquezas históricas e culturais e é um espaço onde a arte e o meio ambiente interagem harmonicamente.



O espaço possui dezesseis galerias e dezoito obras espalhadas nos jardins, além de um acervo

formado por mais de 500 obras de mais de 100 artistas nacionais e internacionais.


O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O surgimento do Inhotim no cenário das instituições culturais brasileiras tem como marca, desde o início, a missão de criar um acervo artístico e de definir estratégias museológicas que possibilitem o acesso da comunidade aos bens culturais. Nesse sentido, trata-se de aproximar o público de um relevante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, refletindo de forma atual sobre as questões da contemporaneidade.


Alguns artistas com obras permanentes:

Paul McCarthy, Carroll Dunham, Zhang Huan.

Inhotim é a única instituição brasileira que exibe continuamente um acervo de excelência internacional de arte contemporânea. O museu oferece um novo modelo distante daqueles urbanos. A experiência do Inhotim está em grande parte associada ao desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, que possibilita aos artistas criarem e exibirem suas obras em condições únicas.


O espectador é convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, estabelecendo uma vivência ativa com o espaço.


Novos projetos são inaugurados periodicamente, fazendo do Inhotim um lugar em contínua transformação.


Portanto, a arte é um poderoso meio de comunicação, basta você entender a mensagem que ela está querendo transmitir, percebendo que aquela expressão, que se mostra na forma de arte, não tem como único propósito existir como belo, pois o homem transforma em obras a comunicação do seu pensamento, elaborado e reproduzido, não somente pelas palavras ou pela escrita, mas pela forma com a qual ele melhor se identifica que é a obra de arte.

45 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page