top of page
Buscar

Movimentos cinematográficos

Vamos ver um pouco sobre alguns movimentos cinematográficos da historia, que é um tema abordado na área de comunicação no curso de RTV algo que me chamou muito atenção quando foi abordado, o cinema é muito especial e todo seu desenvolvimento foi e é muito importante principalmente para os dias de hoje, e é uma arte que está em constante mudança com novas tecnologias novas ideias, diretores inovadores; desde o começo da história dos filmes em diversos países tiveram influências como a política e as Guerras e isso foi muito importantes para movimentos cinematográficos surgirem e se tornarem conhecidos.

Segue alguns dos grandes movimentos cinematográficos.

Expressionismo Alemão

O movimento alemão se iniciou na década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, e trazia como elemento principal filmes mudos com temas sombrios. O trabalho com a fotografia, atores e o uso de sombras tornavam as obras surreais e bem semelhantes às pinturas da época. O Nazismo infelizmente deu um fim ao movimento, mas a influência dele vive até hoje: diretores como Alfred Hitchcock utilizou métodos do expressionismo alemão em suas obras iniciais, enquanto Tim Burton fez muitos filmes que remetem a um “expressionismo moderno”. Os diretores alemães que mais se destacaram no Expressionismo Alemão foram F.W. Murnau, Fritz Lang, G.W. Pabst e Robert Wien.

Filmes essenciais para entender o movimento: O Gabinete do Doutor Caligari, Nosferatu, Metrópolis, O Golem – Como ele veio ao mundo, A Última Gargalhada e M, o Vampiro de Dusseldorf.

Neorrealismo Italiano

Após a Segunda Guerra Mundial, com a Itália em ruínas, diretores italianos nadaram contra a maré de filmes hollywoodianos e começaram a filmar obras que eram poeticamente realistas, com elementos únicos: atores que não eram exatamente atores, mas cidadãos comuns, cenários reais em diversas cidades da Itália e, talvez a maior característica do movimento: histórias que exibiam os problemas sociais pós-guerra e que não acabavam em finais felizes. Os maiores diretores da época foram Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti.

Filmes essenciais para entender o movimento: Roma – Cidade Aberta, Humberto D., Ladrões de Bicicleta, A Terra Treme e Os Boas Vidas.

Nouvelle Vague

O movimento francês surgiu em meados da década de 50, com escritores da revista Cahiers du Cinema que queriam fazer um cinema de autor, e não comercial. O crítico André Bazin, foi uma peça chave no período ao propor a Teoria dos Autores, onde o diretor é o centro do filme. Quebrando as regras com filmagens em plenas ruas e filmes de baixo custo, a Nouvelle Vague foi incrivelmente inovadora e atraiu mais diretores posteriormente. A edição dos filmes foi um elemento muito usado para caracterizar o movimento, já que na maioria dos filmes há a não-linearidade e cortes repentinos. Os principais diretores da Nouvelle Vague foram Francois Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer, Claude Chabrol e Jacques Rivette.

Filmes essenciais para entender o movimento: Os Incompreendidos, Acossado, Jules e Jim, O Demônio das Onze Horas, Cléo das 5 às 7 e O Desprezo.

Cinema Novo

“Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça”. Este importante movimento brasileiro teve influência direta com a Nouvelle Vague e Neorrealismo Italiano, pois também foi criado na década de 50, com jovens cineastas que buscavam uma nova forma de fazer filmes, sobretudo fora dos grandes estúdios. Os autores do Cinema Novo buscavam um equilíbrio entre o cinema de autor e a preocupação de formar uma consciência nacional em relação à política da época. Os grandes diretores do movimento foram Glauber Rocha, Ruy Guerra, Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade.

Filmes essenciais para entender o movimento: Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, Macunaíma, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, Rio 40 Graus, Os Fuzis e A Grande Cidade.

Acredito que esses movimentos cinematográficos que surgirão pela historia e muitos outros que não foram citados, são referencias muito importantes para nós radialistas, publicitários , jornalistas e muitos outros profissionais, sem essas referencias o cinema não teria evoluído, pois foi nessas épocas que se criou varias técnicas que são utilizadas até hoje, então o cinema vem evoluindo com o tempo e se aperfeiçoando mas a historia do cinema em sim mesma ela é uma arte contada, estudada e que nos traz muitos ensinamentos não somente para área da comunicação mas para muitas outras.

69 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page