top of page
Buscar

PODCAST: COMO ELE SURGIU?


Muito se fala sobre a história e evolução do rádio tradicional, aquele aparelho muito conhecido por todos, criado em 1896 pelo italiano Gluglielmo Marconi, que revolucionou a comunicação à distância e que, até hoje, é um dos meios de comunicação mais importantes de todos os tempos. Mais de 120 anos se passaram e muita coisa mudou. O avanço da tecnologia trouxe grandes mudanças nos meios de comunicação e no mundo.

Um dos meios de comunicação mais recentes e que vem se popularizando cada vez mais é o Podcast. Certeza eu você já ouviu falar sobre ele e já deve ter ouvido vários podcasts sobre diversos temas através de seu computador ou smatphone. Mas você sabe qual é a origem do Podcast? Ao ser algo tão recente, pouco se tem falado sobre sua história e inclusive dá a sensação que ele simplesmente surgiu do nada, não é? Pois bem, ele tem sim uma história.

Em 2004, a distribuição de arquivos com “programas de áudio” já não era nenhuma novidade. Porém, para um internauta ouvir um desses arquivos, precisava, a cada nova “edição”, acessar o site que o hospedava, fazer o download para seu computador e, só então, ouvi-lo. Houve algumas experiências destinadas ao download automático de arquivos de áudio, mas normalmente eram ligadas a empresas que também eram responsáveis pela geração de conteúdo, buscando lucro direto. Porém, como havia muita dificuldade de lucrar com o sistema, essas experiências eram deixadas de lado depois de pouco tempo.

Com a profusão de aparelhos portáteis reprodutores de arquivos de áudio, como os de formato MP3, surgiram várias novas ideias de como automatizar o acesso ao conteúdo de áudioblogs e outros programas de áudio. Dentre eles, o método que mais deu certo foi a possibilidade desse download acontecer de maneira automática através de programas chamados “agregadores”, utilizando uma tecnologia já empregada para blogs: o feed RSS (Really Simple Syndication).

Para que o RSS também funcionasse com arquivos de áudio, foi necessário criar uma maneira de anexar um arquivo a um RSS, apresentando o endereço onde ele está hospedado para que o agregador faça seu download automaticamente. Em 2003, Dave Winer criou esse sistema denominado “enclosure” para que o jornalista Christopher Lyndon pudesse disponibilizar uma série de entrevistas na internet. Esse sistema só foi utilizado da forma como entendemos hoje como podcasting em 2004, quando Adam Curry desenvolveu uma forma de transferir o áudio disponibilizado através do RSS para o agregador iTunes a partir de um script de Kevin Marks. Essa forma de transferir o áudio criada por Curry foi chamada de RSStoiPod (já que o agregador iTunes é utilizado para sincronizar arquivos de áudio do computador com o iPod) e foi disponibilizada para que outros programadores a utilizassem livremente. A partir daí, vários outros agregadores começaram a fazer o download automatizado de arquivos de áudio. Esse sistema foi denominado podcasting. O nome foi sugerido em fevereiro de 2004 por Ben Hammersley, no jornal The Guardian, para definir a forma de transmissão das entrevistas de Lyndon e acabou sendo adotado posteriormente para o novo sistema de transmissão de dados. Embora o nome faça referência direta ao iPod, o podcasting não ficou limitado à ele. Posteriormente, foram desenvolvidas formas de associá-lo a qualquer aparelho, sendo os smartphones os mais utilizados na atualidade. Os programas de áudio distribuídos através do podcasting passaram a ser denominados podcasts.

Atualmente, o podcast se tornou uma das principais formas de comunicação, ultrapassando inclusive o rádio, devido ao conforto de poder ouvir seu programa favorito a qualquer momento e em qualquer lugar. Seu crescimento tem sido tão grande, que empresas jornalísticas de grande porte como a Globo têm incluído os podcasts em sua programação como forma de atrair um novo tipo de público.

504 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page