Podcast: um novo formato de notícias

April 14, 2020

A evolução do rádio que veio para ficar e modificar o modo de estar informado. 

 

 

 


O radio, tradicional meio de comunicação para músicas, notícias e informações de interesse público e social, não caiu em desuso como muita gente pensa pela chegada das novas mídias; mas graças a elas, a concorrência de público e audiência ficou um pouco mais acirrada.  
O podcast, por exemplo, é uma evolução do próprio rádio tradicional: mesmo formato gratuito (somente áudio, sem imagens), e com temáticas especificas podendo ser humor, notícias, assuntos sociais, entre outros, mas tudo isso online.  


O ouvinte pode acompanhar o episódio a hora que quiser, aonde quiser, quando quiser, e pausar quando necessário para não perder nenhuma palavra, só basta ter internet.  
Normalmente é mediado por um ou dois apresentadores e contam com um ou mais entrevistados sobre o tema do dia, podendo ser especialista do assunto, ou apenas contando com a função de opinar.  


A grande imprensa com os principais canais de comunicação como Folha de São Paulo, Estadão G1, entre outros, se tornaram apoiadoras assíduas desse novo formato de distribuição de notícias e investiram no formato podcast, que hoje, foi aceito pelo público e deu certo.  
O podcast da Folha de São Paulo, por exemplo, leva o nome de Café da Manha com o slogan: O podcast mais importante do seu dia. Trata de assuntos do dia, as noticias mais “quentes” do momento com geralmente dois especialistas, e no final ainda é apresentado um resumo do “o que mais você precisa saber hoje” com todas as principais informações do Brasil e do mundo.  
Os podcasts estão disponíveis em sites, plataformas de músicas e aplicativos de celular.  
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

7ª JORNADA DA COMUNICAÇÃO -  APP CAMPINAS

11/09/2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

14/04/2020

Please reload

Arquivo