top of page
Buscar

Um mergulho no rádio laboratório com o Conexão Pop

O programa em que estudantes de jornalismo dão vida para a cultura pop na universidade

O Conexão Pop, do Drops Unifaccamp, é um programa de rádio laboratório criado pelos alunos de jornalismo Amanda Beatriz, Felipe Freitas, Geovanna Caroline Ortiz, Guilherme Jesus, Natasha França e Washington Costa, do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Juntos, eles produzem, roteirizam e apresentam de modo rotativo, diversas edições no ano letivo, além de utilizar quadros de interação com os ouvintes pelas redes sociais e ao vivo.

Os programas são transmitidos semanalmente e revezados com o pessoal do Aula Vaga e Na Resenha. Sob supervisão do professor de rádio Rafael Mattoso, os episódios são transmitidos nas noites de terça-feira, às 21 horas, por lives nas páginas do Facebook ou Youtube do Comunique Três. Este último é o conhecido site do C3, voltado para o conteúdo que os alunos de Comunicação Social produzem no decorrer do curso. Assim, todos aprendem na prática e utiliza seu conteúdo como portfólio profissional.

As pautas escolhidas pela galera do programa são voltadas à cultura pop. Falam de música, cinema e cotidiano, além de levar convidados da faculdade para comentar sobre a vivência universitária. Os principais fatos e notícias que ocorrem no mundo e afetam a região também são noticiados, no intuito de informar os ouvintes.

Uma curiosidade é que, além de se pautar em portais da região e do país para produzir cada programa, muitos assuntos do roteiro surge nas rodas de conversa durante os intervalos e nos corredores da faculdade. Isso deixa o conteúdo de cada edição mais próximo da realidade dos estudantes, além da identificação dos ouvintes com o papo que acontece ao vivo.

Quando os alunos decidem o que vai rolar no próximo programa, fazem logo uma movimentação no Instagram. Inserem enquetes, perguntas e testes pra interagir com os seguidores e saber as opiniões deles sobre o assunto da semana. No Instagram, não falta aquela selfie de equipe durante o Drops. O link do último programa transmitido também pode ser encontrado na bio do perfil.

Para ficar por dentro do que os integrantes realizam no estúdio com o Conexão Pop, você pode conferir abaixo os quadros do programa:

Estante Coletiva: Tem o intuito de trazer dicas de livros, com gêneros variados e artigos para ajudar em estudos universitários. O quadro é usado como forma de aproximar os ouvintes por meio das próprias indicações. Os locutores também adoram receber e indicar várias obras cult que leram ou querem ler. Aliás, quem indica pra gente pelo Instagram tem que ouvir o programa depois, pra saber que a gente lê mesmo o resumo dos livros.

Poltrona Giratória: Um quadro exclusivo para as indicações das melhores séries e filmes do momento. Nele, os cinéfilos Felipe e Washington aproveitam também para falar em excesso da Marvel e citar os clássicos das telonas. Mas como as estrelas do programa são os ouvintes, sempre trazemos as indicações de quem participa pelas enquetes, comentamos sobre o que já assistimos e o que está por vir nos cinemas. Quando for participar ao vivo, pode dar suas indicações e sinopses nos comentários também. Só não vale spoiler!

Aumenta o Som: Esse tá na cara que é pra falar de música. Música boa, pegajosa, antiga e de álbum que ainda não lançou também. O importante é que tentamos agradar todos os gostos musicais. No “Aumenta o som”, tem notícias sobre os festivais de música da região e do Brasil, algumas polêmicas de artistas, para variar, muitas dicas para alimentar suas playlists.

Boca no Trombone: O momento em que todo mundo tem voz pra falar sobre o que quiser.

Nesse quadro, os ouvintes desabafam em nossos stories ou nos comentários do programa, e a gente leva pro ao vivo. Tá liberado dar sua opinião sobre qualquer tema pessoal, das atualidades ou polêmicas da semana. O melhor de tudo é que temos um único filtro: o bom senso

Indicando: De forma mais ampla, esse último quadro traz dicas nossas e dos ouvintes sobre o tema geral do programa e outros departamentos. Nele, você poderá ouvir o programa em um dia e receber a lista com os melhores rolês para levar a galera, e, em outra edição, encontrará as receitas mais práticas para fazer em casa de pijama. Então dá pra agradar todo mundo com as melhores indicações da história do rádio universitário da Unifaccamp.

Se você sentiu que algum dos quadros é a sua praia, siga nosso Instagram e acompanhe a programação para participar ao vivo. Avisaremos por lá quando as novas edições acontecerão.

Se ainda não sentiu a nossa vibe, acesse AGOOOORA o nosso último programa pra ver como é bacana estar nesse estúdio com a galera!

22 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page