top of page
Buscar

A rádio e sua transformação


O conceito de disseminação da informação em grande escala de maneira internacional e rápida não surgiu com a internet, isso só foi possível com a velha e grande amiga rádio. Foi ela que permitiu que as informações fossem amplamente transmitidas para todos os territórios levando a comunicação para quem quisesse ouvir. Seu desenvolvimento foi no inicio do ano de 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu a existência das ondas de rádio. Desde ai ela foi crescendo e se desenvolvendo, sua expansão mundial foi apos a primeira guerra (1914-1918), quando ouve grande avanço nos meio de comunicação e eletrônicos para serviços militares. Seu auge ou como os antigos dizem, a era de ouro da radio, no Brasil foi em 1930/1940, na mesma época de Getúlio Vargas.

Desde ai, a radio se tornava a companheira de quem quisesse se informar e se entreter fosse em sua casa, no carro e no trabalho bastava ter seu equipamento e pronto, era só sintonizar a frequência e ouvir o seu programa predileto. Mas e agora, com o avanço da tecnologia trazendo a famosa internet será que isso mudou? Seria então o fim da radio? Não, isso apenas se transformou e possuí até um nome, convergência.

Para não entrar em muitos detalhes, convergência nada mais é a forma que as velhas mídias, como o jornal impresso, televisão e radio estão se adaptando as novas mídias, internet, celular, tablet e por ai vai. Quem definiu isso foi Henry Jenkins autor e pesquisador da área, com a ideia de que as formas de comunicação tendem cada vez mais a convergirem para um único meio. Segundo o autor, todas as principais mídias estão sendo influenciadas pela internet como uma forma de adaptação às transformações culturais, sociais e mercadológicas que ela trouxe aos meios de comunicação. Um exemplo seria eBooks, portal de noticias online, youtube e variados ligados em nosso cotidiano. Mas e a radio como ficou nessa transformação?

Além de continuar firme em sua forma original, a rádio ainda está conosco e ainda mais presente do que nunca em nosso cotidiano dentro das web rádios, podcasts e até no youtube com emissoras de renomes apresentando seus programas mostrando o cenário realístico que antes ficava só na imaginação. Agora quando você pega o celular e é assinante do deezer ou spotify , ou coloca no youtube, radio web, e até em um podcast é a maneira atual de escutar rádio. Escutamos rádio de maneiras e formas diferentes, com tanta tecnologia, ela está lá na cozinha, nas caminhadas, dentro de transportes públicos, dos veículos, em meses de bar enfim em todos os lugares, basta apenas escolher a forma midiática e tecnológica.

4 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page