Um dos formatos que de conteúdo que mais cresce atualmente são os podcasts. Com o número de ouvintes em constante crescente, o potencial dos podcasts está altíssimo hoje em dia. O primeiro podcast brasileiro (Digital Minds) foi lançado em 2004 e, desde então, são centenas de programas que abordam os mais variados assuntos para os mais variados públicos. Uma das vantagens mais atraentes dos podcasts é o fato de que a maioria disponibiliza conteúdo gratuito. Além de grátis, os podcasts são distribuídos pela internet, o que faz com que eles alcancem públicos cada vez maiores. O conteúdo em áudio oferece a possibilidade de ser consumido com atenção dividida, ou seja, você pode colocar um podcast enquanto dirige, trabalha ou faz tarefas domésticas e não perde absolutamente nada! O mesmo não pode ser dito para os vídeos, que exigem atenção focada tanto no áudio quanto na imagem, na maioria das vezes. É possível ouvir a um podcast quando e da forma que você preferir. Sem controle das emissoras, você pode ouvir quando quiser e em alguns casos até fazer o download da mídia para ouvir no melhor momento, podendo até pausar o conteúdo para continuar depois. O Spotify, por exemplo, já inclui uma seção específica para publicação de podcasts e os separa de acordo com temas, o que permite não só a facilidade de ouvir o seu programa favorito, mas também a fácil descoberta de podcasts novos.