top of page
Buscar

Velhos problemas do Moderno.

Mercado audiovisual ganha cada vez mais espaço na comunicação, mas continua apresentando dilemas sociais que não deveriam existir.

Um produto audiovisual se refere a todo um processo de comunição que sincroniza sons e imagens, transformando essa metadologia em uma espécie de linguagem. Esse conjunto de gêneros, hoje, é um dos produtos mais utilizados e variados, desde formatos simples em vídeos que circulam em redes sociais, a formas mais elaboradas, no marketing como o anúncio publicitário; além de notícias em grandes veículos de informação.

O crescimento dessa metodologia, com ajuda de todo o alcance da internet, trouxe consigo a necessidade cada vez maior de profissionais especializados na produção de conteúdos destinados aos diversos prismas comunicacionais da área. O mercado de trabalho, também evoluiu. No entanto essa evolução se traduz em "técnicas". O ofício da profissão sem dúvidas se mostra cada vez mais moderno em suas práticas, no entanto, o progresso parece estar inerte em relação a um problema cultural: igualdade.

Segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 51,7% da população do país brasileira são mulheres. Profissionamente, no entanto, a Secretaria de Trabalho divulgou no mesmo ano que, sendo maioria, representam apenas 44% do vínculos trabalhistas do Brasil, ganhando cerca de 15% menos em relação aos homens. No audiovisual não é diferente, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), apenas 40% dos cargos são ocupados por "elas", e o salário também é inferior, cerca de 13% menor. E em cargos como a direção, que gere todo o processo de produção de um vídeo ou filme, os números no Brasil ficam ainda mais conflitantes: apenas 20,3% são dirigidos pelo sexo feminino, segundo a própria Ancine (2016).

Na presença desses números, talvez seja mais do que necessário ter discernimento para enxergar algo que muitas vezes passa despercebido, e ter percepção de que um problema social antigo pode ainda se fazer forte mediante à um conjunto de tecnologias que constituem "novas" formas de linguagem. O audiovisual e tudo o que ele abrange, adota formas modernas e ganha espaço em toda a área comunicacional, no entanto, até mesmo a modernidade parece ter raízes ultrapassadas na essência da sua formação. Na comunicação audiovisual como arte e na arte como qualquer outra área, não se deve haver distinção baseada em gênero.

(Kathryn Ann Bigelow, primeira mulher a vencer o Óscar por "Melhor Direção", em 2010) foto: Pinterest

10 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page