• Isabela de Godoy

Jovens estão a mil anos luz a frente de nós e gravam com o celular em pé


Que os jovens sempre lançaram tendência não é de hoje, mas mal sabem eles que estão na verdade muito adiantados. Por causa do momento que estamos passando, algumas coisas mudaram no audiovisual e na maneira de nos comunicarmos. Chegamos a zombar de adolescentes com 15 anos que faziam lives às três da manhã para passar o tempo, e olha só! Cá estamos nós acompanhando lives e lives para passar o tempo.

Claro que houve uma adaptação e agora muitos artistas estão aproveitando para gerar conteúdo, mas não podemos descartar que esse movimento começou com esses jovens. Outra coisa que você pode até ter julgado a algum tempo atrás e já se rendeu, ele mesmo o TikTok. O app chinês de pura diversão com vídeos em segundos virou febre na quarentena.

O que podemos notar é que surgiu oportunidade para todos se reinventarem, lado bom para os criadores de conteúdo, empresas e marcas. As lives aumentam 3x o engajamento, o TikTok tem um algoritmo maluco que a cada 1 que vê o seu vídeo, ele aparece para 300 e das 300 para 1000 pessoas, e além disso o já era tendência para este ano só está sendo comprovado, a presença do público mais velho nas redes.

Quando saímos das redes sociais e vamos para a televisão conseguimos notar essas as mudanças no comportamento da sociedade. Quando falamos de lives e TikTok podemos perceber o quanto o consumo das produções audiovisuais estão diferentes, e isso é refletido na tv. Dá pra ver a crescente presença dos vídeos feitos por smartphones, com baixa qualidade de imagem e de som, gravados verticalmente e que nunca iriam ao ar em anos anteriores.

Como a cada semana as tendências mudam, é difícil ter uma previsão do que pode surgir e fixar. O que dá para pontuarmos neste momento, e que os jovens já traziam isso, é um novo formato de consumo de produções audiovisuais. Estamos cada vez mais conectados com os celulares, do que com os notebooks por isso há esse aumento nas gravações no modelo vertical e quem produz conteúdo precisa acompanhar as mudanças, principalmente do comportamento orgânico, das pessoas atrás das pequenas telas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes