Buscar
  • Felipe Costta

Alunos da Unifaccamp ajudaram cerca de 40 pessoas a declararem o Imposto de Renda

Supervisionados por professores, os estudantes de administração e ciências contábeis atendem a comunidade de maneira gratuita

Por: Felipe Costta - 23 de junho de 2022 às 16h40



Alunos e Professores do projeto que atende a população para a declaração do IR (Foto: Felipe Costta)

No último sábado (21), encerraram os atendimentos que alunos de administração e ciências contábeis da Unifaccamp dão anualmente ao público para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de forma gratuita nas dependências da Unifaccamp. Segundo os organizadores do projeto, esse ano, cerca de 40 pessoas foram atendidas. Este ano, o projeto teve início dia 02 de abril, com encontros todos os sábados, das 13h às 15h.


Com um pouco mais de 10 anos, o projeto teve sua última edição presencial em 2019, atendendo cerca de 300 pessoas, sendo moradores da região ou alunos da faculdade. Com a pandemia, porém, boa parte do público que utilizava desse serviço todos os anos, procurou outros meios para realizar a declaração. Segundo alunos, esse foi o grande motivo da queda de atendimentos.


“Acredito que aprendemos muito na prática, por isso a importância do projeto", diz aluna participante.

De acordo com a Professora Beatriz Mendes (32), inicialmente, o projeto tinha a intenção de ser uma extensão universitária apenas para o curso de ciências contábeis, mas com o tempo passou a receber alunos de áreas correlatas que estavam engajados em aprender mais.


A professora Beatriz contribui com a sua experiência auxiliando os alunos e acompanhando-os durante o processo de atendimento ao público, e conta que os estudantes recebem um treinamento no primeiro dia de execução do projeto. Antes de enviar a declaração, entretanto, o documento é revisado por um dos docentes supervisores.


Uma das alunas participantes do projeto, Ana Reiner (45), exalta a importância desse trabalho junto a comunidade como uma forma de aprendizado. “Acredito que aprendemos muito na prática, por isso a importância do projeto. São duas pontas que se comunicam, em uma ponta nós temos a comunidade, os clientes que chegam para a fazer a declaração, na outra ponta, nós temos o professor, que possui o conhecimento e a experiência, e o caminho do meio são os alunos que vão aprender com ambas as partes”.


O Professor Alexandre Monsão, docente da Unifaccamp desde 2010 e também um dos supervisores, diz que os alunos são preparados de maneira adequada para atender a demanda da comunidade. Eu me orgulho bastante em perceber o empenho dos alunos envolvidos e já estou no aguardo da próxima temporada no ano que vem".


O prazo limite para declarar o Imposto de Renda referente ao ano de 2021, é no dia 31 de maio.



61 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png