PENSANDO FORA DA CAIXINHA, CONHEÇA O JORNALISMO EM QUADRINHOS

April 20, 2018

O Jornalista e Quadrinista, Joe Sacco, foi o pioneiro neste gênero

Ilustração quadrinho "Reportagens - Joe Sacco" (www.itsnicethat.com)

 

 

Joe Sacco, não é um Jornalista como os outros, ele sempre gostou de desenhar e decidiu unir sua paixão a sua profissão, se tornando o pioneiro no gênero Jornalismo em Quadrinho.

Não deveria soar estranho falar sobre esse tema, afinal os quadrinhos surgiram nos jornais e se mantém até hoje com as tiras cômicas e charges, atualmente publicadas nas diversas editorias jornalísticas, mas Sacco foi além, começou com os quadrinhos satíricos e caiu nos conflitos do Oriente Médio.

 

Sacco, nasceu em 1960, na Ilha de Malta, viveu parte da sua vida na Austrália e, com 12 anos mudou com a sua família para Los Angeles, EUA. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Oregon, mas não ingressou no ramo, devido a dificuldade em encontrar um emprego na área. Na década de 80 passou a trabalhar como Quadrinista de humor escrachado em publicações underground.

 

Joe Sacco é formado em Jornalismo pela Universidade de Oregon (www.nashcophoto.com)

 

Mesmo com conflitos na profissão, visto pela falta de credibilidade, Joe foi conquistando espaço e mostrando que ele tratava suas grandes reportagens em forma de HQ com seriedade, tanto que seus quadrinhos são reconhecidos no mundo inteiro.

 

Ele produziu, grandes HQ’s histórico-jornalísticas como, Palestina, uma nação ocupada (2004), Como amei a Guerra (2006), Notas sobre Gaza (2010),  para desenhar e escrever seus quadrinhos Sacco, decidiu voltar ao Jornalismo, viajar para o Oriente Médio e dar início as suas entrevistas.  Ele sempre teve muito interesse pela situação do continente e na época tinha decidido estudar Jornalismo para entrevistar e conhecer novas pessoas, então uniu sua paixão pelos quadrinhos e sua antiga formação.

 

O Jornalista e Quadrinista acredita que a linguagem dos quadrinhos, proporciona ao leitor um entendimento amplo de todo o contexto dos fatos e cria a atmosfera completa para o mesmo e com o foco direto nas pessoas, que para ele deve ser o ponto central de todo Jornalista.

 

O Joe Sacco participou da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2011, e deu uma entrevista para o canal da Saraiva, confira:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

7ª JORNADA DA COMUNICAÇÃO -  APP CAMPINAS

11/09/2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

14/04/2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags