Buscar
  • Filipe Gebran

Região abriga batalhas de rima que reúne dezenas de jovens fãs de Hip-Hop

Batalha da Banca e AppleGreen, são alguns dos coletivos que organizam disputas em Jundiaí e Várzea Paulista

Por: Filipe Gebran - 06 de junho de 2022 às 14h45


A manifestação cultural do hip hop tem tido um crescimento expressivos nos últimos anos, uma das causas

disso são as batalhas de rima. Somente na região de Jundiaí, batalhas importantes acontecem periodicamente, como a Batalha da Banca e a Batalha AppleGreen.


Foto da edição de número 62 da Batalha da Banca (Foto: Instagram/Batalha da Banca)

As batalhas de rimas são uma competição na qual dois ou mais MC’s (mestre de cerimônias) rimam em cima de um instrumental em um estilo livre. São livres para fluir pensamentos e ideias diversas, e quem tiver a melhor ideia imposta na rima e o melhor ritmo de acordo com o som, vence a batalha. Tudo isso é decidido pelo público.



A Batalha da Banca, que acontece em Jundiaí, é o organizada pelo rapper Enilton da Conceição Santos, conhecido

também como Tonzera (22 anos), um dos integrantes da gravadora STREETSOUND. Nascido em Taboão da Serra, atualmente mora no Jardim Tarumã, em Jundiaí e faz parte do Conselho do Desenvolvimento da Comunidade Negra. Recentemente, em parceria com o Slan do Zé, o projeto ZÉ NA BANCA se apresentou em um evento realizado no Sesc Jundiaí, no início de maio.

Batalha de rimas organizado pelo AppleGreen (Foto: Instagram/AppleGreen)

O organizador da Batalha da Banca explica o que o gênero significa para a sua vida. “O Hip-Hop é uma forma de arte, é o que me conecta e faz-me sentir parte da cultura, é o meu trabalho, minha ancestralidade, meu lazer, e além disso o hip-hop me trás um sentimento de gratidão, é uma coisa muito poderosa pois nós podemos ajudar uma pessoa também a mudar sua própria realidade, acima de tudo Hip-Hop é representatividade”.

sua vida e sua importância.


Outra batalha bastante conhecida na região é a Batalha da AppleGreen, que acontece na cidade de Várzea Paulista. O rapper e MC de batalha, Vitor Hugo Belucci Machado, conhecido como Vitinho (19), busca levar um olhar social para o Hip-Hop, desmistificando como a sociedade enxerga essa expressão cultural. “Quando eu comecei lá em 2019 na minha primeira batalha em Campo Limpo Paulista, eu ouvi de muitas pessoas, inclusive uma pessoa próxima de mim, para não ir que isso era coisa de vagabundo, coisa de marginal", comentou o MC. "Sempre tentaram fazer eu desacreditar do Hip-Hop, mas eu sempre fui uma pessoa motivada pelo desafio”.



Serviço:

Batalha da AppleGreen acontece na Rua João Tosin 25 Várzea P. todas as quintas feiras às 19:00.

Instagram: @_applegreenn


Batalha da Banca acontece em Jundiaí de forma itinerante nos bairros Jardim Tarumã e São

Camilo sem data definida.

Instagram: @batalhadabanca_

88 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png