top of page
Buscar

Semana da Pessoa Idosa começa com atividades para sexagenários em Jundiaí

O projeto tem como foco principal o bem-estar de pessoas que estão na melhor idade

Por: Vitor Silva - 28 de setembro de 2022 às 18h20


Foi dada a largada para os jogos 60+ em Jundiaí, que teve início no último domingo (25) e que se encerra na próxima quinta-feira (29). Os jogos e apresentações estão sendo realizados no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, e no CECE Antônio de Lima. Este projeto faz parte da comemoração da Semana da Pessoa Idosa, um projeto organizado pela Prefeitura de Jundiaí.


Lei desde 2019, os jogos 60+ têm como foco atletas sexagenários de Jundiaí e região que buscam medalhas em 12 modalidades:  atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, dança de salão, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.


Cerimônia de abertura para os jogos 60+,no Bolão (Foto: reprodução Prefeitura de Jundiaí)


“Os jogos 60+ viraram um projeto de lei em 2019, mas, antes disso, nós já realizávamos um outro projeto chamado Olimpíadas da Melhor Idade”, comentou Ana Paula Citelli, Diretora do Departamento Educacional e uma das organizadoras do evento. “Ficamos muito felizes com o tanto de pessoas idosas de Jundiaí e Região que estão participando dos jogos, isso acaba mostrando que a população está interessada em promover a saúde”, completou.


Logo no primeiro dia, os jogos 60+ contou com uma apresentação de dança e com uma cerimônia de acendimento da pira olímpica. Além disso, os atletas puderam escolher se disputariam competitivamente ou se sua participação seria apenas para promover a própria saúde. “A procura pelos esportes é variada, pois tem gente que gosta do competitivo e tem gente que faz apenas pelo esporte. Muitas vezes, a pessoa que faz apenas pelo esporte acaba se apaixonando e entrando para o competitivo no futuro”, disse Wagner da Silva (60), professor de Educação Física e assessor especial. “O importante mesmo é propagar para as pessoas a importância de se movimentar e praticar esportes, esse é o nosso maior objetivo”, finalizou o professor.

Além de fazer a alegria dos colecionadores, as vendas dos álbuns da Copa se tornaram o ponto forte de inúmeras bancas de jornais pela região. Na lista das “profissões em extinção”, os proprietários desses comércios comemoram a chegada da Copa. “É com certeza o ponto forte. Todos os dias o que mais vende é álbum e figurinha”, conta Luciano, proprietário da Banca Pitangueiras em Jundiaí um dos principais pontos de troca de figurinhas na cidade.


No final das provas, houve uma simbólica entrega de medalhas. No atletismo, por exemplo, houve a entrega das honrarias para os três primeiros colocados da prova dos 1.200 metros, separados em categorias: Categoria A masculina e feminina, para idosos de 60 a 65 anos; Categoria B, para idosos de 65 a 69 anos; categoria C, para idosos de 70+. Os que ficaram de fora do pódio também receberam medalhas de participação.


Para Moisnael de Lima (64), terceiro colocado na categoria A do atletismo, a prática de esporte é essencial na vida das pessoas. “A prática de esportes é muito importante em nossas vidas, para todos, seja você idoso ou não. Para idosos como eu é ainda mais importante, pois aumenta o metabolismo e resistência e acaba prevenindo doenças”. Perguntado se estava lá para competir, Moisnael mostrou seu espírito competitivo. “Vim para ganhar, sou muito competitivo, nunca entro por brincadeira. Incentivar outras pessoas a praticar esportes e exercícios físicos também é muito importante, mas eu também quero ganhar”, explicou aos risos.


Moisnael (à direita) recebendo a medalha de terceiro colocado. (Foto: reprodução arquivo pessoal)


Semana da Pessoa Idosa


A semana Pessoa Idosa é um projeto organizado pela Prefeitura de Jundiaí que tem como foco promover o bem-estar para pessoas maiores de 60 anos. A proposta está sendo realizada esta semana, do dia 25 de setembro a 01 de outubro, e conta com atividades diferentes como palestras, oficinas e outros serviços de atendimento para pessoas idosas. 


Para mais informações sobre as disputas, entre em contato com os telefones: (11) 4589-6944 ou (11) 4589-6946.


Lembrando que os jogos estão sendo disputados no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o Bolão ((11) 4589-6940), e no CECE Antônio de Lima ((11) 4587-6620). A programação completa da semana pode ser consultada através do link https://comdipi.jundiai.sp.gov.br/semana-da-pessoa-idosa/



36 visualizações

Comments


O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page