Confira os 8 passos para o projeto de assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa e o relacionamento com os seus clientes

 

A assessoria de imprensa desenvolve o relacionamento da empresa, marca ou mesmo do profissional que deseja dar visibilidade ao seu nome junto aos veículos de comunicação (jornal, revista, site, rádio e emissoras de televisão), o que permite que sejam criadas matérias que vinculem sua marca em veículos especializados ou aos grandes veículos de comunicação. É a mídia espontânea que agrega credibilidade aos produtos, serviços e/ou instituições.

 

Para isso, a assessoria de imprensa deverá desenvolver estratégias, criar releases, artigos, notas, sugestões de pautas, contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos, realizar media training, e fazer relatórios de atividades e de resultados. Sua função é desenvolver o relacionamento da sua marca junto aos jornalistas.

 

Por isso é importante observar o dinamismo da agência e dos funcionários de comunicação que cuidarão da assessoria de imprensa de sua empresa, assim como as estratégias que podem ser criadas e como será feita a mensuração de resultados. Aqui estão 8 passos para te ajudar em um projeto de assessoria de imprensa:

 

 

 

1. A primeira é a fase do planejamento: identificando os pontos fortes do cliente que devem ser divulgados, criando estratégias para trabalhar com temas relevantes, mapeando o mercado e selecionando veículos (impresso, online, tv e rádio) conforme o público alvo que quer atingir.

 

2. Depois iniciam-se as ações, as quais podem acontecer de duas formas. A ação ativa é aquela que monitora o seu mercado e sugere pautas para o cliente se posicionar sobre os assuntos do momento. Já a ação reativa é o cliente quem envia as novidades, notícias e diferenciais que podem ser trabalhados como pauta para chamar a atenção da imprensa.

 

3. Com o tema definido e com todas as informações coletadas, um texto é produzido com linguagem adequada para atrair a atenção dos jornalistas: trata-se do famoso release. Lembrando que um tema pode servir para editorias diferentes.

 

4. Com os releases definidos, são selecionados os veículos, editoras e jornalistas, conforme os objetivos do cliente para enviar o release de forma segmentada, a fim de ser trabalhado por profissionais do setor que busca atingir.

 

5. Após o envio do release, é a hora de entrar em contato com os jornalistas selecionados para despertar o interesse deles no assunto. Nessa conversa, é importante ressaltar a informação relevante e identificar o interesse na divulgação do tema.

 

6. Caso o jornalista se interesse em entrevistar o porta voz da sua empresa, este terá todo o processo de acompanhamento, orientação e monitoração sobre as informações que serão divulgadas para o veículo em questão.

 

7. Após a mídia divulgar as informações fornecidas sobre a sua empresa, é feita a coleta e o armazenamento de matérias e espaços conquistados.

 

8. Periodicamente, a assessoria elabora um relatório com o intuito de mensurar e qualificar todo o processo da assessoria de imprensa, classifica o veículo (a forma em que a marca foi exposta) e como o conteúdo foi apresentado para os leitores.

 

Essas são as dicas básicas para um projeto de assessoria de sucesso! Esperamos que tenha ajudado a todos os assessores e futuros assessores de imprensa!
 


 

 

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