top of page
Buscar

VOCÊ SABE COMO FAZER UM ROTEIRO?

O Roteiro é um mapa narrativo para a equipe técnica chegar a uma obra audiovisual, ou seja, ele serve como um guia para produzir um filme, um programa televisivo, entre outros. Portanto, o roteiro não é só um amontoado de papéis, ele tem como função apontar uma direção artístico-narrativa para a equipe seguir e facilitar na construção da produção audiovisual.



Para compreender melhor, um dos grandes roteiristas brasileiros, Braúlio Mantovani (“Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”), definiu o roteiro como: “O filme no papel. É a descrição das imagens, das ações e das falas dos personagens em um texto”; ou seja, a principal função do roteiro é contar histórias.


Um roteiro clássico, por exemplo, tem uma formatação própria e um número de páginas estimado, mas, o roteiro pode quebras as regras e ser elaborado em poucas linhas ou até mesmo ficar apenas na imaginação.


Tipos de Roteiros:

  • Produção sonora: radio novelas, audiobooks

  • Produção visual: histórias em quadrinhos

  • Produção audiovisual: filmes

  • Produção interativa hipermidiática: games


O que todo Roteiro deve apresentar?

  • Uma breve descrição das cenas e do que acontecerá entre elas.

  • As falas dos atores, narrações e outros sons que vão aparecer.

  • Indicações para edição, como de corte, inserção de animação e legendas.

  • Definição do cenário.

  • Sugestões de encenação para os atores e de movimentos e posição de câmera para quem for gravar.

  • Indicações sobre a inserção de trilhas e efeitos sonoros.


Passos para se fazer um bom Roteiro:

  1. Desenvolva uma Ideia: Todo roteiro sempre começa a partir de uma ideia.

  2. Determine uma Storyline: Defina um conflito, ou seja, o que será tratado.

  3. Crie uma Sinopse: A Sinopse é um resumo da obra e deve conter a localização da ação, em que época acontece, descrever o percurso da ação e o desfecho.

  4. Elabore uma Estrutura: é a maneira como a trama vai evoluir até o desfecho, a forma como a história será contada. É preciso definir também o formato do audiovisual, de acordo com a mídia ou o veículo para o qual se destina.

  5. Elabore um Pré-Roteiro ou Roteiro Literário: é onde se define e incluí os diálogos, as falas ou locução. Também deve descrever o humor ou atitudes das personagens como forma de orientação. Os principais aspectos para a criação dos diálogos são: a coerência, o conteúdo das falas e a maneira como se fala; além disso, o desenrolar das cenas deve ter um ritmo que resulte num tempo ideal.

  6. Faça um Roteiro Final ou Roteiro Técnico: é um

trabalho de equipe que requer a interação de todos. É onde se corrigi os erros e trabalha as imagens mais a fundo, incluindo os movimentos de câmera e planos de filmagem, e também serão incluídos: a iluminação, a trilha sonora, o elenco entre outros detalhes de produção.



Ao final destas etapas, o roteiro deve estar pronto para ser gravado!


Acesse o link para ter acesso à um exemplo de roteiro que você pode utilizar como base:



596 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page