top of page
Buscar

ROTEIRISTA

Hei! Você! Me diz uma coisa.... Quando assiste filmes, você é o tipo de pessoa que se atenta ao roteiro? Se apega aos personagens e com certeza fica satisfeito quando se depara com aquele Plot Twist bem feito?

Então vem comigo, que essa matéria é para você!

Preparei um conteúdo rápido, direto e reto, para te introduzir um pouco sobre o mundo dos roteiristas. Falarei um pouco sobre tudo. Uma dica de festival, outra de curso, e por aí vai!

Se você realmente quer saber como fazer um roteiro bem feito, mas está com o cofrinho vazio para fazer um curso bacana, te recomendo o livro do Doc Comparato, que se chama Da Criação ao Roteiro, você pode pegar emprestado na biblioteca da sua faculdade ou compra-lo por volta de uns 60 reais em sites como Amazon, por exemplo. Este livro é bem importante e acredito que todos que são do universo do roteiro, o conhecem. Ele explica sobre COMO fazer um roteiro, o passo-a-passo, desenvolver sinopses, personagens, como fazer uma estrutura para criar as cenas e por aí vai.

Mas se você está com uma graninha no bolso, eu recomendo fazer um curso na AIC (Academia Internacional de Cinema), esta escola se encontra em São Paulo e também no Rio de Janeiro. É uma ótima escola para quem gosta de cinema, você pode fazer cursos online ou presencialmente. Os cursos variam desde roteiro até diretor, os professores possuem reconhecimento no mercado e raramente você terminará um curso lá sem está trabalhando na área, pois os mesmos poderão te indicar. Mas claro, seja empenhado e se torne uma pessoa visível.

E se você gostaria de entender mais sobre filmes, de uma maneira mais discontraida e despojada, recomendo também alguns canais no Youtube, porque não, não é mesmo? A Internet está aí para isso. O canal Super Oito é bem legal, pois o Otávio Ugá, além de Youtuber, também é diretor no meio Audiovisual, ele entende muito sobre filmes, diretores e sempre transmite para nós, ótimas resenhas de filmes. Há também o canal da Carol Moreira, que antes mesmo de ser Youtuber, também é repórter e já trabalhou atrás das câmeras na TV, como Record, OmeleTV, entre outras.

E uma última dica para você que quer fazer parte deste meio, conhecer pessoas da área, saber ao vivo e a cores como tudo funciona, é mais que obrigação ir em festivais de roteiro, pois é nestes lugares que você se conversa com outras pessoas, escuta palestras e interage totalmente com essa área. Vou te contar um pouco sobre o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre que é o primeiro e maior evento relacionado à roteiro e televisão na América Latina. Ele acontece uma vez ao ano e reúne roteiristas de todos os lugares. Os palestrantes são diversos, tem palestrante da NetFlix, da Globo, de games, pessoas com as mais variadas funções, auxiliar de roteiro; quem trabalha apenas com formatos audiovisuais, entre outros. São várias e várias palestras todos os dias, desde manhã até o final da tarde, além disso, todas as noites tem eventos, para que as pessoas que estão ali presentes, palestrantes e visitantes, possam interagir entre elas, fazer o famoso NetWorking e o mais bacana de tudo é que você pode escolher ficar em um hostel, pois além de pagar mais barato, provavelmente você vai estar no mesmo lugar que outras pessoas do evento também estarão instaladas. Nesse tipo de evento ganha-se muita experiência, não só com as palestras que são as mais diversas possíveis, mas também observa e aprende a como se comunicar com pessoas da sua área, quais assuntos estão em pauta e por aí vai.

17 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page