top of page
Buscar

Fazer assessoria de imprensa é fazer jornalismo?


Uma função que cuida da comunicação de empresas, apesar de não trabalhar dentro de algum veículo, esse profissional tem muito contato com a imprensa para conseguir mídia instantânea

Uma área do jornalismo que cresce a cada dia, trabalhar na assessoria de imprensa é estar do outro lado da moeda e é essencial para uma empresa, já que o principal objetivo dessa atividade é cuidar da comunicação e conseguir mídia espontânea para divulgar ainda mais a marca.

Hoje em dia, o profissional precisa ser multitarefas, ou seja, muitas vezes a função de fazer o atendimento, produzir conteúdo para as redes sociais e ter um contato com a imprensa é responsabilidade de uma pessoa, e para se dar bem no mercado, é preciso desempenhar bem diversas atividades.

A mídia espontânea é muito importante e conquistada a partir de ações diferenciadas das empresas, utilizando o exemplo da Unifaccamp, feiras de profissão, dias da saúde focados na comunidade e serviços gratuitos são uma ótima maneira de aparecer em sites jornais e até mesmo televisão sem ter que pagar por divulgação.

Neste momento ter um mailing, uma lista de contatos de jornais locais é fundamental, enviar um realease com informações corretas e boas fotos garantem que os veículos publiquem o conteúdo, assim como oferecer um convite especial para a cobertura de um evento ajuda nessas horas.

Infelizmente, alguns locais priorizam empresas que são patrocinadoras, por isso se seu local de trabalho for ou não for anunciante, ter uma boa relação com outros profissionais é essencial, assim você garante que antes de publicarem alguma notícia que não seja tão favorável para a sua companhia, eles te procurem e deem um tempo maior de resposta, sendo possível que um comunicado correto seja publicado, a propósito, essa é outra função importante que se chama “gestão de crise”.

Ser um assessor(a) de imprensa significa produzir textos que muitas vezes favorecem o seu local de trabalho, isso faz com que você tenha a visão dos vários pontos de vista que uma notícia pode ter, observar melhor como cada veículo trata cada matéria e até mesmo perceber esse lado tendencioso em reportagens. Alguns dizem que isso não é jornalismo, porém todo jornal, revista e site tem uma linha de editorial, a diferença é que eles não expõe isso, não é mesmo?

1 visualização
O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page