Buscar
  • Felipe Schadt

O Jornaleiro volta às atividades depois de quase quatro anos

O jornal laboratório da Unifaccamp, criado em 2012, conta com uma equipe formada por alunos e alunas de jornalismo dos primeiro e segundo semestres

Por: Felipe Schadt - 20 de maio de 2022 às 16h50


Em agosto de 2022 o Jornaleiro irá completar 10 anos. Seis deles dedicados intensamente ao ensino da prática jornalística por meio de reportagens online, impressas e audiovisuais sendo até, considerado por muitos leitores, como o "jornal da cidade" de Campo Limpo Paulista. Entre final de 2018 e início de 2022, porém, o jornal laboratório sofreu com um hiato e deixou de produzir por quase quatro anos. A boa notícia é que: voltamos!


A ideia de voltar veio após inúmeros apelos da coordenação do curso de Comunicação Social da Unifaccamp que sempre viu no projeto, potencial para formação de futuros profissionais. Além disso, a ausência de alguma atividade voltada exclusivamente para o curso de jornalismo, sempre me incomodou. Lembro da aula magna deste ano em que vi os alunos de Rádio e TV e de Publicidade e Propaganda apresentando seus trabalhos, enquanto os alunos de jornalismo só assistiam.


Seria mais um ano que O Jornaleiro não passaria de uma boa lembrança na minha cabeça, mas foi o relato de duas ex-alunas do projeto - hoje técnicas de audiovisual do Estúdio da Unifaccamp - que foi fundamental para que eu decidisse reativá-lo. As "Aninhas" (Ana Helena Cologni e Ana D'Andrea) foram muito enfáticas em seu discurso ao afirmarem o quão importante foi para a vida delas terem participado do O Jornaleiro.


Faltava agora convencer quem mais importava: os alunos e alunas. Vi na motivação de aprender da turma dos primeiros dois semestres a possibilidade de emplacar o projeto. Foi então que, ao apresentá-lo para eles em uma aula, que tive uma grata supresa: os olhos deles brilhavam com O Jornaleiro do mesmo jeito que o meu sempre brilhou. Não existia mais dúvidas, o projeto estava pronto para voltar.


A maneira que escolhemos fazer esse retorno foi a mais tranquila possível, dando um passo de cada vez até reconquistarmos tudo que tínhamos no auge do projeto. Nosso ponto de partida então passou a ser próprio site do Comunique Três. A partir de agora, O Jornaleiro assume o blog do C3 com notícias produzidas pela equipe de alunos e alunas. E já tem matéria no ar! São nove notícias que foram produzidas durante as últimas semanas que dão o pontapé inicial (ou o pontapé de reinício) do nosso jornal laboratório. E já existem outros prontos para serem postados e tantos outros sendo produzidos nesse exato momento.


Vale a pena ressaltar que a metodologia do projeto se mantém a mesma que fez do Jornaleiro ser um sucesso no curso: a educomunicação. São os alunos e alunas do jornal que conduzem o jornal. Eles escolhem as pautas, eles tomam as decisões, eles criam e mantém vivo a redação. E a ideia é que eles, assim que novos alunos entrarem, passem os conhecimentos adquiridos para frente, criando, assim, uma corrente de troca de saberes e experiências no qual um ensina o outro, que ensina o próximo.


Estou feliz por voltar. É um projeto que sempre fez muito sentido pra mim (e espero que continue fazendo por muito tempo). Um viva aos jornaleiros do passado, do presente e do futuro!


Conhecimento é Conquista!

-FS

Equipe do O Jornaleiro de 2022 formada por alunos e alunas dos primeiros semestres de Jornalismo


112 visualizações
O Jornaleiro_logo branco.png