Buscar
  • Yasmim Dorti

Retorno do aumento de envenenamento de gatos no Bairro Santa Gertrudes alerta moradores

Em fevereiro de 2022, mais de 20 animais foram encontrados mortos


Por: Yasmim Dorti - 14 de maio de 2022, às 18h35


Nos últimos dois meses, os moradores do bairro Santa Gertrudes, em Jundiaí, se preocuparam com o aumento significativo de óbitos de gatos por envenenamento. O bairro em questão vem sofrendo com esses ataques, sendo em sua grande maioria, gatos de rua.


Gato vítima de envenenamento (Foto por: Ourinhos Notícias)

Em 2019, os moradores alertaram os veículos de TV da região, informando que muitos gatos mortos com suspeita de envenenamento estavam sendo encontrados no bairro. De acordo com uma matéria feita pelo G1 no dia 12/12/2019, foram registrados boletins de ocorrência relatando o óbito de mais de 30 gatos. Veterinários identificaram chumbinho no organismo de vários deles.


No começo do ano de 2020, segundo apurou o jornal Tribuna de Jundiaí, em sua matéria do dia 27/01/2020, 20 novos casos ocorreram. Já em 2021, os casos continuaram com incidência nas mediações do mercado Millenium, próximo da Rua Padre Norberto, onde eram encontrados gatos mortos na rua com a mesma suspeita.


Até que em fevereiro de 2022, houve um aumento no número de casos, sendo novamente contabilizados mais de 20 gatos envenenados. De acordo com uma moradora que não quis ser identificada, nas últimas semanas foi encontrado mais um gato perto do posto São Miguel, localizado na Avenida Benedito Chrispim, com suposta intoxicação.


O envenenamento por chumbinho não tem antídoto, afirma veterinária.

A moradora Juliana Bueno de Oliveira (47), manicure, perdeu suas duas gatas em dezembro de 2019. “A Mimi saiu a noite e deram veneno para ela. Ela veio correndo para casa mas não tinha mais o que fazer", contou a manicure. “Dois dias depois deram veneno para a Pantera [outra gata de Juliana]” complementou.


De acordo com a veterinária Dra. Franciny de Almeida Contente (52), o envenenamento por chumbinho não tem antídoto. Os principais sintomas em gatos são incoordenação severa, sialorreia (salivação excessiva), tremores e hipotermia. Segundo a veterinária, caso o animal tenha sido envenenado há pouco tempo, é preciso induzir o vômito na tentativa de evitar a ingestão do veneno pelo animal e pode ser feito um tratamento sintomático como suporte.


Não se sabe quem são os responsáveis pelos casos de envenenamento a gatos no bairro. Polícia procura por suspeitos.

37 visualizações