top of page
Buscar

Você gosta de ler? Brasileiros lêem em média dois livros por ano

De acordo com pesquisa feita pela Retratos da Leitura no Brasil, 30% da população nunca comprou um livro

Parede de livros mostra diversidade de tamanhos, cores e tipos à serem lidos e apreciados

Edições de pesquisa, que tem como objetivo principal medir a intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, considerou que é leitor quem leu inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. No entanto, os estudos mostram que 30% da população nunca comprou um livro.

Entre as principais motivações para a leitura estão gosto (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).

A Bíblia é o livro mais lido em qualquer grau de escolaridade. Outros títulos que foram citados como mais recorrentes foram: A Culpa é das Estrelas, A Cabana, O Pequeno Príncipe, Cinquenta Tons de Cinza, Diário de um Banana, Harry Potter e Dom Casmurro.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelaram também que 49% dos estudantes brasileiros na faixa dos 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura, por isso é essencial o incentivo e hábito diário, para que os livros façam parte do cotidiano de todas as pessoas.

Dicas para incentivar a leitura

Leia em grupo. Quando mais de uma pessoa passa a ler com você o mesmo livro, para comentar sobre o que está acontecendo e dar também sua opinião, a leitura se torna mais rápida e prazerosa.

Participe de grupos de livro. Nesses grupos dá para receber indicações, ler sinopses e resenhas, fazer testes para ver quais gêneros literários mais combinam com você e pode também começar a ler textos mais simples, como crônicas, fanfics, contos, etc.

Leia livros que falem de coisas que gosta. Gosta de animais? Leia livros que contenham animais, como por exemplo, Marley & Eu. Gosta de ficção e histórias apocalípticas? Leia distopias. Gosta de filosofia? Leia Pierre Levi.

Comece com filmes. Muitos livros estão virando filmes, e se você gosta de ver filmes, comece assistindo e depois passe para o livro homônimo. Assim, dá para comparar e ver de qual mais gosta.

Mas o mais importante é começar no seu tempo! Existem muitas promoções, aplicativos de leitura, Kindles e muito mais para ler quando achar que é a hora, até porque, livros é o que não falta, para todos os estilos e gostos!

106 visualizações

Commentaires


O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page