top of page
Buscar

Com tema de Copa do Mundo, Fest.Com retorna ao formato presencial

O evento, que contou com música e palestras, premiou as produções dos alunos e alunas de Comunicação em quatro categorias

Por: Caroline Camargo, Izabella Politi, Khananda Beatriz e Mayara Martins - 13 de outubro de 2022 às 19h55


A plateia, que por dois anos foi virtual, se juntou na última quarta-feira (05) no anfiteatro da Unifaccamp para prestigiar os ganhadores das premiações, a música, sorteios, palestras da 11ª edição do Fest.Com. Com o tema de Copa do Mundo, o festival de comunicação recebeu além dos alunos do curso de Comunicação Social, estudantes de outros cursos, ex-alunos e pessoas da comunidade que prestigiaram o evento do começo ao fim.


Isabela Ramos e Gabriel Cruz, apresentadores do festival (Imagem: Khananda Beatriz)

 

O Dj tocou, o público se aconchegou, os participantes se prepararam, e, faltando apenas alguns segundos para o primeiro tempo, os apresentadores subiram ao palco animando a plateia. E É GOL. Finalmente! A Unifaccamp recebeu o primeiro Fest.Com presencial após a pandemia.

Isabela e Gabriel, anunciando os vencedores dos concursos (Imagem: Khananda Beatriz)

Desta vez, a temática foi Copa do Mundo. Os alunos Gabriel Cruz (Publicidade e Propaganda) e Isabela Ramos (Rádio, TV e internet) (foto) subiram ao palco do Anfiteatro ao som de “É uma Partida de Futebol” da banda Skank, onde apresentaram a 11ª edição do festival de comunicação, denominado este ano como Fest na Copa. “Nós escolhemos este tema porque precisava ser algo divertido e que unisse as pessoas, afinal é ano de Copa, e o primeiro Fest que realizamos presencialmente, após a pandemia da covid-19” disse Kevelin Taís (24), aluna de Publicidade e Propaganda e uma das organizadoras do evento.


A professora responsável pelo desenvolvimento deste festival, Ana Gregório (34), também esteve presente e explicou a importância de projetos como esse acontecerem no ambiente universitário. “Isso é algo que encoraja os alunos. Eles têm em mãos a oportunidade de evoluir a partir de trabalhos que eles mesmos produzem, logo o evento é uma amostra de algo bem maior que podem alcançar futuramente”.


“Nós escolhemos este tema porque precisava ser algo divertido e que unisse as pessoas"

Rayra Okumura e os apresentadores do Fest.Com (Imagem: Khananda Beatriz)

Durante o evento, os convidados puderam participar de palestras ministradas por profissionais de comunicação atuantes no futebol, como Rayra Okumura (24). Fundadora do Joga Manas, time amador de futebol feminino, a jornalista levou ao evento um debate importante sobre a participação das mulheres no esporte.


Para ela, que é ex-aluna da instituição, voltar à faculdade com a oportunidade de falar sobre seu projeto foi emocionante. “É muito bom ter esse reconhecimento, fiquei muito feliz que lembraram de mim e do Joga Manas, afinal foi um projeto que começou aqui na Faccamp", conta.


Além dela, outros alunos de comunicação também brilharam no palco do Fest. O aluno Filipe Gebran (18), do segundo semestre de jornalismo, foi uma das atrações musicais da noite. Junto de seu amigo Gustavo Monteiro (19), o estudante se apresentou no evento com músicas autorais de seu álbum “Datas no meu calendário”.


A programação contou ainda com a participação dos representantes da escola de idiomas CNA, que sortearam bolsas de estudo e outros brindes entre os convidados presentes, além de um bate papo para lá de inspirador com o radialista e ex-jogador de futebol Gil Santos. “Eu nasci comunicador. E a mensagem que eu deixo para esses futuros comunicadores é, se você tem um sonho, acredite em você e não desista, pois, o seu sonho é só seu e só você pode colocá-lo no pódio” encorajou o empresário.


Assista a reportagem especial que fizemos sobre o Fest:




A noite premiou os alunos que se destacaram


As premiações, que aconteceram ao longo do evento, foram divididas em quatro categorias: Texto, Podcast, Fotografia e Audiovisual, contemplando com brindes os três vencedores de cada categoria, bem como medalhas para o 2° e 3°, e troféu para o 1° lugar.


A primeira categoria a revelar seus vencedores foi a do Texto, na qual a aluna do segundo semestre Julia Bertucci, ganhou com a sua produção sobre os cigarros eletrônicos e seus impactos na saúde. “É a realização de um sonho, passei por muita coisa para chegar na faculdade de Jornalismo, então ganhar com um texto meu foi muito importante e é um marco para mim como jornalista. Estou muito orgulhosa de mim mesma”.


Julia Bertucci, vencedora da categoria Melhor Texto, sendo entrevistada pelo O Jornaleiro (Imagem: Khananda Beatriz)

O terceiro lugar ficou para a aluna do 6° semestre, Caroline Camargo (21), que redigiu sobre o orgulho LGBTIA+ e o Movimento Aliados, organização de Jundiaí que luta para reforçar e assegurar os direitos da colorida comunidade. Enquanto o segundo, ficou com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Gustavo Souza, Francinaldo e Mayara Campos, do 2° semestre, com "Hoje vamos calçar o seu coração, Havaianas".


Vencedores da categoraia Melhor Podcast (Imagem: Rafaela Ferreira)

Já nas categorias Podcast, Fotografia e Audiovisual, os alunos de Rádio TV dominaram a competição, garantindo o primeiro lugar no Podcast, com o sucesso Joga Que Eu Te Escuto, podcast formado por quatro alunos de RTV, Rafael Coelho, Erickson Silva, Vinicius Lopes e Isabela Ramos. Ele acontece todas às segundas-feiras às 19h30, e se você ficou curioso clique aqui, para conferir alguns cortes super divertidos do ao vivo.


O integrante do podcast, Rafael Coelho falou que se sentia seguro do primeiro lugar. "Eu achei que fosse ganhar, não porque os outros projetos eram ruins, mas porque o nosso é muito bom, divertido e bem diferente. As pessoas gostam". Erickson Silva também explica a sua segurança em ficar na primeira colocação. "Eu estava confiante, tanto pelo o número de visualizações que o nosso podcast tem, quanto pelo sucesso do nosso Instagram".


Já para o Vinicius Lopes, a colocação foi uma surpresa. "Cara eu achei que ia ganhar o terceiro lugar, mas mesmo imaginando que fosse ganhar, a expectativa era baixa". A integrante Isabela Ramos era uma das apresentadoras do Fest.com, e sua felicidade era visível do palco. O terceiro lugar foi garantido pelo podcast Campo de Batalha, também com alunos de Rádio TV, enquanto o segundo lugar ficou com o podcast Alexandria, com as alunas de Jornalismo.


Na categoria Fotografia, o segundo e terceiro lugar foram assegurados por Vinicius Lopes Gomes, aluno do 6° semestre de Rádio TV com as imagens “Foto da Garça” e “Foto do Pier”, respectivamente.


Enquanto isso, a ganhadora do primeiro lugar foi a aluna Thabata Cardoso Pirajon que inscreveu uma linda foto de um dente de leão colorido pelos raios laranjas característicos do nascer ou pôr do Sol. “Essa vitória me mostra que estou no caminho certo, que estou conquistando o mundo da fotografia. Entrei na faculdade com o intuito de seguir na carreira fotográfica e direção de fotografia que é o meu sonho”. Confira a foto vencedora abaixo:


Foto vencedora do concurso de fotografia (Imagem: Reprodução / Thabata Pirajon)

Já na categoria do Audiovisual, o primeiro e segundo lugar, mais uma vez foram garantidos pelos alunos de Rádio TV com os projetos remakes Guerra dos Mundos e Linha Direta, respectivamente.


Emuel Kevin ficou muito grato pela colocação e disse que “é como se fechasse um ciclo, você se sente recompensado pelo esforço que você fez, eu novamente enfatizo, sem a equipe eu não seria nada. Para mim é um fechamento de um ciclo"

Alunos vencedores da categoria Melhor Vídeo (Imagem: Rafaela Ferreira)

Giulianno Dente, participante do projeto, disse que a vitória é um encerramento com chave de ouro. “Eu acho que, por ser meu último semestre, é um encerramento com chave de ouro. É um projeto que deu muito orgulho pra gente, afinal nós nos dedicamos muito para fazer, foi um semestre inteiro para que saísse tudo perfeito”. Além disso, o aluno agradeceu e elogiou os professores que acompanharam o remake do início ao fim. “Me dá orgulho e certeza que ainda tem muito mais por vir com os próximos alunos do curso de comunicação. Com certeza, porque a equipe de professores é ótima, são professores com quem eles podem contar".


O integrante e ex-aluno da Unifaccamp, Lucas Oliveira de Camargo, demonstrou seu orgulho pela equipe e seu amor à profissão. "Eu acho que como aluno, ganhar um festival de áudio te motiva né, sempre lá estudando e se dedicando com a profissão que escolhemos para vida, dá orgulho. E acima de tudo, foi um trabalho de equipe porque foram muitas mãos dedicadas no projeto e trabalho em equipe é a fórmula do sucesso".


Já Samuel Sala disse que não esperava a vitória. “Foi muito bacana, eu me orgulho bastante, mas esperava que um deles fosse ganhar. Foi muito bacana porque a gente se esforçou bastante para fazer". Além disso, a terceira colocação também foi assegurada pelo curso de Rádio e TV, porém desta vez pelas alunas Thabata Pirajon, Emily Rocha, Daniele Emília e Vitória Bittencourt do 4° semestre, com o curta-metragem Obscurus, que fala sobre paralisia do sono… ou será que não?


"E a mensagem que eu deixo para esses futuros comunicadores é, se você tem um sonho, acredite em você e não desista"

Eduardo Gregório junto com seus filhos sempre acompanha o Fest. “Eu sempre venho prestigiar, moro perto daqui”. Além de Eduardo, outros pais levaram seus filhos para participar, o que tornou a plateia bem mista e divertida. Já Lucas Oliveira de Camargo, ex-aluno que participou do evento, vê o festival como uma experiência única que poucas faculdades proporcionam e que ajuda não somente no peso do nome da instituição, mas também em tornar os alunos profissionais aptos para o mercado, “Tem toda uma produção gigantesca por trás para fazer o evento acontecer, e quem está de convidado não sabe o quão trabalhoso é, então quem vem tem de prestigiar os alunos e a faculdade que dá essa oportunidade” complementa ele.


No encerramento do festival, os alunos responsáveis pela organização, receberam uma justa homenagem da professora Ana Gregório. No ano anterior, esses mesmos alunos venceram o Mídia Festival, promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), na categoria Jovem Talentos. Na ocasião, a premiação tinha sido virtual e a professora Ana aproveitou a presença do público no Fest.Com para reconhecer a conquista de seus alunos. "Agora vocês finalmente receberão as palmas e o reconhecimento que mereciam ter recebido no ano passado", disse a professora.

Alunos organizadores do Fest.Com comemorando a conclusão do festival (Imagem: Yandra Restivo)

56 visualizações

Comments


O Jornaleiro_logo branco.png
bottom of page